Aterramento: aprenda técnicas para diminuir a ansiedade
O aterramento é uma técnica para diminuir a ansiedade muito utilizada para quando chegamos ao pico do stress. Quando sua mente está acelerando, o aterramento traz de volta ao aqui e agora e é muito útil no gerenciamento de sentimentos opressores. O aterramento é uma ótima maneira de se acalmar rapidamente.
O aterramento é uma técnica para diminuir a ansiedade muito utilizada para quando chegamos ao pico do stress. Quando sua mente está acelerando, o aterramento traz de volta ao aqui e agora e é muito útil no gerenciamento de sentimentos opressores. O aterramento é uma ótima maneira de se acalmar rapidamente.
Aterramento significa, basicamente, trazer o seu foco para o que está acontecendo com você fisicamente aqui e agora, seja em seu corpo ou ao redor, ao invés de ficar preso pelos pensamentos em sua mente que o estão fazendo sentir ansioso.
Isso ajuda a ficar no momento presente e não se preocupando com coisas que podem acontecer no futuro ou eventos que já ocorreram, mas você ainda se vê repassando continuamente em sua cabeça.
Ande descalço e se conecte com a terra
Para quem vive em grandes cidades, pode ser complicado colocar, literalmente, os pés na terra, mas uma boa tática para quando estamos nos sentindo ansiosos é simplesmente tirar os sapatos e ficarmos descalços, de modo que a ansiedade, ao invés de subir para a mente, seja direcionado ao solo. Por isso, quanto mais você puder andar descalço, melhor.
Curtiu e deseja saber novas maneiras de se aterrar através do seu mapa astral, jogo de tarot ou mapa numerológico? Clique aqui e entre em contato!
Por que o aterramento funciona para acalmar?
Um ponto importante é entender como a ciência explica o aterramento. Quando começamos a pensar em algo estressante, nossa amígdala, uma seção do cérebro localizada no lobo temporal, entra em ação.
A amígdala, simplesmente, é a parte do nosso cérebro responsável por nossas respostas emocionais, especialmente o medo. É ótima para se preparar para eventos de emergência, mas, às vezes, entra em ação e detecta uma ameaça onde realmente não existe.
Aqui está um processo típico; temos um pensamento negativo sobre uma situação (lembre-se de que um pensamento não significa necessariamente que seja real), nossa amígdala diz “emergência! emergência!” e inicia mudanças em nosso corpo, como aumento da tensão muscular, batimento cardíaco acelerado e respiração mais rápida.
A amígdala, então, interpreta essas mudanças corporais como mais uma evidência de que algo está realmente errado, o que, obviamente, a ativa ainda mais e cria um ciclo vicioso em que você fica cada vez mais ansioso e fisicamente e emocionalmente sobrecarregado.
Felizmente, podemos usar técnicas de aterramento para sair desse ciclo vicioso. Ao voltar a focar em seu corpo e no que você está sentindo fisicamente, você sai de sua cabeça e desvia sua mente de pensamentos ansiosos ou estressantes para o momento.
Curtiu e deseja saber novas maneiras de se aterrar através do seu mapa astral, jogo de tarot ou mapa numerológico? Clique aqui e entre em contato!
O aterramento ajuda na consciência corporal
A técnica de percepção corporal o levará para o aqui e agora, direcionando seu foco para as sensações do corpo. Preste atenção especial às sensações físicas criadas em cada etapa.
- Faça 5 respirações longas e profundas pelo nariz e expire pelos lábios franzidos;
- Coloque os dois pés apoiados no chão. Mexa os dedos dos pés. Curve e desenrole os dedos dos pés várias vezes. Passe um momento percebendo as sensações em seus pés;
- Bata os pés no chão várias vezes. Preste atenção às sensações em seus pés e pernas ao entrar em contato com o solo;
- Cerre os punhos e depois libere a tensão. Repita 10 vezes;
- Pressione as palmas das mãos. Pressione-os com mais força e mantenha essa postura por 15 segundos. Preste atenção à sensação de tensão em suas mãos e braços;
- Esfregue as palmas das mãos vigorosamente. Observe e soe e a sensação de calor;
- Coloque as mãos sobre a cabeça como se estivesse tentando alcançar o céu. Alongue assim por 5 segundos. Abaixe os braços e deixe-os relaxar ao lado do corpo;
- Faça mais 5 respirações profundas e observe a sensação de calma em seu corpo.
Técnica 5-4-3-2-1 para facilitar o aterramento
Usando a técnica 5-4-3-2-1, você reparará propositalmente os detalhes do ambiente ao seu redor usando cada um dos seus sentidos. Esforce-se para notar os detalhes que sua mente normalmente desligaria, como sons distantes ou a textura de um objeto comum.
Quais são as 5 coisas que você pode ver? Procure pequenos detalhes, como um padrão no teto, a forma como a luz reflete em uma superfície, ou um objeto que você nunca percebeu. | |
Quais são as 4 coisas que você pode sentir? Observe a sensação das roupas em seu corpo, o sol em sua pele ou a sensação da cadeira em que está sentado. Pegue um objeto e examine seu peso, textura e outras qualidades físicas. | |
Quais são as 3 coisas que você pode ouvir? Preste atenção especial aos sons que sua mente desligou, como o tique-taque do relógio, tráfego distante ou árvores sopradas pelo vento. | |
Quais são as 2 coisas que você pode cheirar? Tente perceber cheiros no ar ao seu redor, como um purificador de ar ou grama recém-cortada. Você também pode procurar por algo que tenha um perfume, como uma flor ou uma vela apagada. | |
Qual é uma coisa que você pode saborear? Leve chicletes, balas ou pequenos lanches para esta etapa. Coloque um na boca e concentre sua atenção nos sabores. |