tarot

Tarot: conheça a história das cartas e saiba o melhor momento para consultá-lo!

O jogo tradicional conta com 78 cartas – separadas em 22 arcanos maiores e 56 arcanos menores. 

POR , ATUALIZADO EM: 29/11/2023, PUBLICADO EM: 17/01/2021

Na história oficial do tarot, data-se que o jogo de tarot tradicional surgiu entre os séculos XIV e XV no norte da Itália, onde era usado pelos nobres e pelos senhores das casas mais tradicionais da Europa continental. O jogo conta com 78 cartas – separadas em 22 arcanos maiores e 56 arcanos menores. 

O tarot conta com 78 cartas – separadas em 22 arcanos maiores e 56 arcanos menores

Você se interessa por oráculos e deseja fazer um curso de tarot? Clique aqui

Conheça a história do tarot não contada oficialmente

Quando se fala sobre as origens do tarot, várias fontes relatam que baralhos de cartas com números místicos existiram na Índia e no Oriente Médio na antiguidade e provavelmente foram levados para Europa pelos Cavaleiros Templários*, durante e depois das cruzadas à Terra Santa. Também já foi sugerido que os ciganos andarilhos do Oriente Médio levaram o tarô para a Europa durante a Idade Média. 

*Os cavaleiros formavam parte de uma organização existiu durante cerca de dois séculos na Idade Média (1118-1312), tendo sido fundada no rescaldo da Primeira Cruzada de 1096, com o propósito original de proteger os cristãos que voltaram a fazer a peregrinação a Jerusalém após a sua conquista.

Conheça a história do tarot

Conheça a história do tarot. Foto: Divulgação Internet

A maioria das fontes revela que os primeiros baralhos de tarot surgiram no início do século XIV. Esses primeiros baralhos parecem ter surgido de uma combinação do antigo jogo italiano de quatro naipes com um jogo de 22 Arcanos Maiores.

Antoine Court de Gébelin, um linguista francês, padre e ocultista do século XVIII, estava convencido do significado místico do tarot. Ele afirmava que os 22 arcanos maiores eram um antigo livro egípcio, ou um conjunto de tabuletas de sabedoria mística, remanescentes, talvez, do Livro de Thoth (Deus Egípcio dos mistérios e da magia).

Gébelin acreditava que essas misteriosas tabuletas foram levadas para Europa por magi ou magos viajantes (sacerdotes que seguiam a antiga religião persa do Zoroastro). Ele desenvolveu o seu próprio baralho usando 77 cartas, mais a carta O Louco, numerado como zero, e cada um dos quatro naipes dos Arcanos Menores continha duas vezes sete cartas (dez cartas numéricas e quatro cartas da corte).

Seu livro, O Mundo Primitivo, Analisado e Comparado com o Mundo Moderno – vol.8 (1781), continha um capítulo sobre o tarot e era acompanhado de 78 desenhos que se tornaram a base para muitos baralhos tradicionais posteriores.

As imagens de tarot também têm ligações com a “arte da memória”, um sistema de memorização inventado pelos gregos para imprimir imagens na mente pela associação simbólica. Os sistemas de memória da Renascença foram posteriormente associados aos talismãs mágicos e às práticas ocultas, como também aos magos, como o astrólogo britânico e ocultista do século XVI, John Dee, que os levou um passo adiante, usando esse tipo de sistema para falar com os “anjos”.

Veja o vídeo sobre 5 mitos e verdades do tarot!

Você se interessa por oráculos e deseja fazer um curso de tarot? Clique aqui

Qual o significado das cartas do tarot?

Agora, que já estudamos a história do tarot, vamos entender um pouco do simbolismo! Quando os arcanos maiores quando saem em uma consulta dizem respeito às questões profundas e de maior efeito na vida de um indivíduo. Já os arcanos menores estão mais relacionados às questões do cotidiano e de importância imediata. Nei Naiff, um dos maiores tarólogos do Brasil, diz que os arcanos maiores representam as ideias e os menores é sobre a manifestação delas.

Os arcanos menores são divididos em grupos de naipes – copas, ouros, espadas e paus, que são relacionados aos quatro elementos da natureza.

Copas é água, ouros é terra, espadas é ar e paus é fogo! Sendo assim, copas têm uma relação com as questões emocionais, ouros com assuntos de ordem financeira e profissional, espadas com o nosso estado da mente e fogo sobre o nosso poder de criatividade!

Diante disso, o tarot terapêutico pode ser utilizado para questionar sobre os mais diversos temas: encaminhamento de vida, profissão, amor, relacionamento, dinheiro… A melhor forma de usar o tarot é sendo assertivo com relação à questão.

Quanto mais específicos formos ao consultar o tarot, melhor! Foto: Canvas

Quanto mais específicos formos ao consultar o tarot, melhor! Foto: Canvas

Curtiu e deseja fazer o seu mapa astral e/ou numerológico, ou prefere um jogo de tarot? Clique aqui e entre em contato!

Portanto, quanto mais específicos formos ao consultar o tarot, melhor! Por exemplo, ao fazer perguntas claras e diretas como: “Devo sair do meu trabalho agora? Qual a melhor atitude a ser tomada?”. Outra questão que pode ser pensada: “Esse relacionamento tem futuro? Quais as perspectivas da minha vida amorosa?”. As respostas do tarot serão tão assertivas como a pergunta!

Porém, com o passar dos anos, para além do tarot tradicional, foi surgindo outros oráculos, que são cartas também de caráter divinatório sobre diferentes temáticas: resgate da autoestima, equilíbrio dos chakras, usos de plantas medicinais e mensagens baseadas em diferentes credos como a grande Fraternidade Branca, Jesus Cristo, Orixás e deuses de várias culturas.

Atualmente existe os mais diversos tipos de oráculos para além do tarot tradicional. Foto: Divulgação

Atualmente existe os mais diversos tipos de oráculos para além do tarot tradicional. Foto: Divulgação

Confira 5 livros para aprender o tarot!

Ficou curioso e deseja saber como funciona uma sessão de tarot?

Você está passando por um momento de dúvidas? Sente que as energias estão desequilibradas e deseja obter algum direcionamento para o seu momento? Marque uma consulta de tarot! Dispomos de sessões de 30 minutos e 1 hora onde é possível perguntar as mais diversas questões! Vida profissional, amorosa, como melhorar a autoestima e também quais os melhores caminhos para se percorrer com o fim de conquistar os seus objetivos são alguns temas que podem ser explorados durante uma consulta ao tarot!

Curtiu e deseja fazer o seu mapa astral e/ou numerológico, ou prefere um jogo de tarot? Clique aqui e entre em contato!

Helena Marques é jornalista formada pela UFRJ e editora do site Dom de Fluir. Desde a infância estuda astrologia e a partir de 2015 ampliou os seus horizontes para o tarot e numerologia!

Tags: , ,

O que você achou do texto? Comente aqui!

%d blogueiros gostam disto: