artes e filosofia

Pablo Picasso, signo de Escorpião, criação e destruição!

“Para criar, é preciso destruir, é preciso dominar as regras e saber como quebrá-las”, Pablo Picasso

POR , ATUALIZADO EM: 29/11/2023, PUBLICADO EM: 19/01/2021

O grande vanguardista da arte plástica no século XX, Pablo Picasso tinha o Sol em Escorpião e sabia usar essa energia criativamente com maestria!

Inspirado no cubismo de Georges Braque, usando todo o poder de transmutação e reconstrução escorpiana, o espanhol se tornou sinônimo desse movimento – conhecido pelos traços “deformados”, sendo bem malvisto na época.

Pablo Picasso - a representação do arquétipo de Escorpião. Foto: Divulgação

Pablo Picasso – a representação do arquétipo de Escorpião. Foto: Divulgação

Se um pintor era pago pelo seu mecena para retratar o dia-a-dia aristocrata, a beleza das serenas paisagens e elementos de natureza morta (tudo muito normal e sem grandes novidades). Logo em 1907, lá estava Picasso – explorando toda sua liberdade artística ao homenagear as prostitutas do bordel na rua Avignon.

Todas nuas, eternizadas em forma cubista em “As Senhoritas de Avignon”, algumas até usando máscaras de inspiração africana.

As Senhoritas de Avignon, obra de Picasso pintada em 1907

As Senhoritas de Avignon, obra de Picasso pintada em 1907

Tinha que ser muito escorpiano para bancar e peitar por uma obra com um combo cheio de tabus: mulheres nuas, prostitutas, traços deformados e inspiração da arte africana numa Europa dominada pelos ideais de eugenia.

E assim, o fez! A pintura é uma das mais conhecidas mundialmente, mas deu muita dor de cabeça para Picasso na época. Recebeu uma enxurrada de críticas e foi até “alçado” à categoria de artista marginal! E que bom que Picasso foi esse marginal da arte!

Mais tarde, Picasso se referiu à pintura como “sua primeira obra exorcista.” Ele explicou que quis exorcizar a tradição artística, introduzindo novas técnicas e novos paradigmas à pintura e à sociedade!

O signo de Escorpião nos ensina a exorcizar muito dos nossos anseios conscientes e inconscientes, fazer isso usando a criatividade é uma ótima maneira de canalizar as sombras e as luzes que todos carregamos!

Curtiu e deseja fazer o seu mapa astral e/ou numerológico, ou prefere um jogo de tarot? Clique aqui e entre em contato!

Helena Marques é jornalista formada pela UFRJ e editora do site Dom de Fluir. Desde a infância estuda astrologia e a partir de 2015 ampliou os seus horizontes para o tarot e numerologia!

Helena Marques é jornalista formada pela UFRJ e editora do site Dom de Fluir. Desde a infância estuda astrologia e a partir de 2015 ampliou os seus horizontes para o tarot e numerologia!

Tags: , ,

O que você achou do texto? Comente aqui!

%d blogueiros gostam disto: