Shakira, o arquétipo de mulher selvagem e Freud
Inspirada nos escritos de Freud, Shakira revelou que através de autoanálises, se percebeu uma pessoa muito “oral” e queria transmitir isso nesse trabalho
Quem acompanha Shakira, sabe que a cantora colombiana é bem engajada criativamente em seus projetos e um que sempre me chamou atenção foi o “Fijación Oral – em português – Fixação Oral”.
Na capa do volume 1, Shakira aparece com um look carregado de acessórios bem “nativos”, segurando um bebê. Mas nada de um tom “maternal”.
O fundo vermelho e os “elementos” na roupa da cantora, já pontuavam semioticamente o que ela ela queria dizer.
Freud, o pai da psicanálise, classifica “a fase oral” como a primeira no desenvolvimento psicossexual da criança. A fonte do prazer no bebê é através da alimentação. Até os 18 meses, o meio de exploração que o neném encontra de descobrir o mundo é através da boca!
Formada em História da Arte, Shakira revelou adorar estudar psicologia e quis encarnar o arquétipo de Eva nesse álbum! O arquétipo de Eva pode ser entendido como a mulher que “desafia” alguma regra da sociedade e parte sem medos em prol dos seus desejos!
Além disso, inspirada nos escritos de Freud, ela revelou que através de autoanálises, se percebeu uma pessoa muito “oral” e queria transmitir isso nesse trabalho.
“Eu queria atribuir a Eva mais uma razão para morder o fruto proibido, que seria sua fixação oral” e que “[ela sempre pareceu] uma pessoa muito oral. [É a] maior fonte de prazer [dela]”, declarou na época.
A bíblia passa a mensagem de que foi Eva quem “incentivou” Adão a também comer a maçã e eles foram expulsos do paraíso.
A partir daí, as religiões judaico-cristãs começaram a disseminar inconscientemente a ideia de que a mulher era a “perdição” do homem.
Afinal de contas, Adão só comeu a maçã porque Eva experimentou e ofereceu, #coitado.
Shakira, enquanto mulher selvagem assumindo a sua fixação oral, aparece levada pela a sua vontade de ser potência e ao longo das canções, celebra o poder feminino como “Las de La Intuición”, passeia pelo reggaeton e até mesmo o rock!
Curtiu e deseja fazer o seu mapa astral e/ou numerológico, ou prefere um jogo de tarot? Clique aqui e entre em contato!
Mostrando, desse modo, que não tem medo de explorar as suas diferentes facetas e, para além disso, reafirmar a sua posição enquanto mulher pensante e independente!
Tags: fixação oral, mulher selvagem, sagrado feminino, Shakira