espiritualidade

A Noite Escura da Alma – o que acontece após o despertar espiritual

A noite escura da alma é um momento confuso de se sentir perdido e como se o fundamento de nossa vida fosse arrancado de nós.

POR , ATUALIZADO EM: 05/05/2022, PUBLICADO EM: 22/01/2022

Para muitos, a noite escura da alma é um momento confuso de se sentir perdido e como se o fundamento de nossa vida fosse arrancado de nós. É um momento de escuridão, pois nossa essência mais íntima está na sombra e removida da luz de nossa consciência.

A frase “noite escura da alma” vem de longe, dita originalmente de João da Cruz (1541-1597), um místico e poeta espanhol. A definição contemporânea mais poderosa que encontrei vem da Dra. Zinia Pritchard, uma teóloga da prática contemplativa:

“A Noite Escura da Alma é um processo espiritual onde a semente da vida é enterrada no solo do sofrimento.”

Uma imagem e percepção tão poderosas de que o nascimento de nosso verdadeiro “eu” acontece quando experimentamos o sofrimento e o desconforto que surgem quando estamos confusos, perdidos e no escuro. Quando todas as maneiras pelas quais nos baseamos para dar sentido a nós mesmos e ao nosso lugar no mundo parecem não se encaixar mais.

A Noite Escura da Alma representa um período de transição e transformação em nossas vidas, onde deixamos de lado as coisas que não nos servem mais para entrar em uma nova maneira de ser. Um que honre nosso senso mais profundo de quem somos e nossa alma.

A Noite Escura da Alma representa um período de transição e transformação em nossas vidas, onde deixamos de lado as coisas que não nos servem mais para entrar em uma nova maneira de ser. Um que honre nosso senso mais profundo de quem somos e nossa alma.

Representa um período de transição e transformação em nossas vidas, onde deixamos de lado as coisas que não nos servem mais para entrar em uma nova maneira de ser. Um que honre nosso senso mais profundo de quem somos e nossa alma.

Começamos a questionar tudo o que acreditávamos ser verdade. Nossas mentes estão tentando desesperadamente criar significado em torno de nossa experiência para que possamos ter uma sensação de controle e familiaridade de volta.

Assista ao vídeo sobre a Noite Escura da Alma

Muitas vezes parece que estamos vivendo em um vazio onde quem éramos parece não se encaixar mais, e não evoluímos para quem devemos nos tornar. Estamos no espaço liminar. O espaço entre “não mais” e “ainda não”.

Gostou do texto e deseja uma consulta de astrologia, tarot ou numerologia para entender a sua jornada espiritual? Clique aqui

O que acontece na Noite Escura da Alma?

A noite escura da alma é uma “intervenção” orquestrada por nossa alma para sinalizar que é hora de entrar em contato com nosso eu mais profundo.

Ocorre quando nos afastamos demais de nosso eu autêntico e estamos vivendo vidas que não são verdadeiras com quem somos. Em suma, quando estamos sendo quem achamos que deveríamos ser  e não quem deveríamos ser.

A alma exige que vivamos uma vida de verdade, o que geralmente não é confortável. Requer que deixemos de lado o velho eu que não está mais nos servindo, a fim de crescer em nosso eu mais autêntico. Tem sido descrito por muitos como uma espécie de morte e renascimento.

À medida que passamos pela noite escura da alma, nossas vidas adquirem mais profundidade, consciência e alinhamento com nossas verdades mais profundas.

Ouça o podcast sobre a Noite Escura da Alma

Nossa vida começa a parecer profundamente significativa, autêntica e expansiva porque estamos crescendo em quem devemos nos tornar.

Esta convocação à profundidade não é uma jornada fácil, mas vale a pena para aqueles de nós que estão dispostos a embarcá-la. É um convite para voltarmos para nós mesmos e para quem deveríamos ser antes que o mundo nos dissesse quem deveríamos ser.

Gostou do texto e deseja uma consulta de astrologia, tarot ou numerologia para entender a sua jornada espiritual? Clique aqui

Helena Marques é jornalista formada pela UFRJ e editora do site Dom de Fluir. Desde a infância estuda astrologia e a partir de 2015 ampliou os seus horizontes para o tarot e numerologia!

Helena Marques é jornalista formada pela UFRJ e mestranda em filosofia na mesma instituição.
Editora do site Dom de Fluir, desde a infância estuda astrologia e a partir de 2015 ampliou os seus horizontes para o tarot e numerologia!
Atualmente é colunista de esoterismo na Revista Ana Maria e Ibahia.

Tags: ,

Comentários: 3

  1. Vc conseguiu extrair do fundo das minhas entranhas com suas colocações, toda esse sofrimento q venho passando, diria q É A MORTE PEDINDO RENASCIMENTO, é o q sinto . E através de tuas colocações epero ter concluído o entendimento q faltava, e interessante q o sentimento de gratidão pelo sofrimento me faz alegre, e pronto ao renascimento.
    Gratidão-tu és luz com certeza onde passa.

    Comentário feito por Paulo em abril 13, 2022 às 23:11 -
  2. Obrigada, querido! Você é sempre bem-vindo aqui <3

    Comentário feito por Helena Marques em maio 11, 2022 às 15:02 -
  3. É assustadora a conexão entre a eliminação da mente escura que ignora o pós vida com a Noite Escura da Alma… ambas falam de se despir e se desligar das paixões mundanas (Bonno) e renascer sendo quem vc realmente é… é isso que chamamos de atingir a iluminação e ir morar na Terra Pura – Nirvana – prometida por Amida como já pregado pelo Buda Sakyamuni (Sidartha Gautama)

    Comentário feito por Gabriel Simas em julho 24, 2023 às 14:37 -

O que você achou do texto? Comente aqui!

%d blogueiros gostam disto: