bem estar

Chakra Coração (cardíaco): o que é, bloqueios e alimentos que ajudam a equilibrar!

O chakra do coração é, sem surpresa, tudo sobre amor. Mas não é apenas sobre o amor romântico por um parceir@; também é amor por si mesmo.

POR , ATUALIZADO EM: 29/11/2023, PUBLICADO EM: 11/05/2022

O chakra cardíaco é, sem surpresa, tudo sobre amor. Mas não é apenas sobre o amor romântico por um parceir@; também é amor por si mesmo. Ele governa a afeição, compaixão, aceitação, confiança, bondade e, especialmente, sobre dar e receber afetos.

Em algumas práticas espirituais, é o centro da conexão espiritual e, em diagramas de chakras, recebe a cor verde – o que faz sentido, considerando que, muitas vezes, é mais fácil cultivar essas qualidades na natureza. (Visualizar o verde ajuda se você estiver preso na frente de uma tela de computador o dia todo.)

Chakra Coração: o que é, bloqueios e alimentos que ajudam a equilibrar!

Chakra Coração: o que é, bloqueios e alimentos que ajudam a equilibrar!

O chakra cardíaco, ou anahata chakra em sânscrito, está localizado no centro da coluna vertebral ao nível do coração. Anahata se traduz aproximadamente como “ileso”. Assim, o chakra do coração atua como o centro de compaixão, empatia, amor e perdão do indivíduo.

Esse chakra governa os sentidos de confiança, destemor, paz, generosidade, gratidão e conexão, bem como mudança e transformação, limites saudáveis, profundidade nos relacionamentos com os outros, controle emocional e amor por si mesmo.

O chakra cardíaco, ou anahata chakra em sânscrito, está localizado no centro da coluna vertebral ao nível do coração

O chakra cardíaco, ou anahata chakra em sânscrito, está localizado no centro da coluna vertebral ao nível do coração

O chakra do coração é especial porque é o quarto dos sete chakras, tornando-o exatamente o ponto médio do sistema e o unificador dos chakras físicos e espirituais. Ao conectar os três chakras inferiores – raiz, sacral e plexo solar – com os três chakras superiores – frontal, terceiro olho e coronário – o chakra do coração atua como a ponte entre a terra e o espírito.

Bloqueios no chakra cardíaco

Quando o chakra cardíaco está desalinhado, vários problemas podem surgir. Alguém pode se sentir de coração duro, partido, infeliz, solitário, inseguro, facilmente magoado ou incapaz de receber amor. Quando o grande poeta Rumi escreveu “você tem que continuar quebrando seu coração até que ele abra”, ele não estava falando sobre o órgão físico. Ele estava falando sobre uma experiência emocional com a qual muitos de nós estamos familiarizados.

O desgosto emocional pode causar grande dor e sofrimento, mas também pode levar ao avanço. A cada desgosto, aprendemos a dar e receber amor mais plenamente.

O chakra do coração é, sem surpresa, tudo sobre amor. Mas não é apenas sobre o amor romântico por um parceir@; também é amor por si mesmo.

O chakra do coração é, sem surpresa, tudo sobre amor. Mas não é apenas sobre o amor romântico por um parceir@; também é amor por si mesmo.

Se você não tem certeza do que estou falando, pare um momento para pensar em seu relacionamento com seu primeiro amor e depois reflita sobre um relacionamento mais atual e amoroso. A maneira como você ama não mudou ao longo do caminho?

  Um coração aberto pode dar e receber amor sem quaisquer limitações.

Depois que experimentamos uma desilusão, é comum responder com medo e apreensão sobre amar novamente. No entanto, à medida que a dor se cura, o coração recupera sua força e se abre novamente. Esse ciclo de decepções e cura continua até que o coração se abra completamente e sem medo. Um coração aberto pode dar e receber amor sem quaisquer limitações. Esse fenômeno é um processo do corpo sutil e energético em oposição ao físico.

 Se você deseja abrir o chakra do coração, amar os outros não é suficiente – você também precisa cultivar o amor próprio.

O amor para além do romance!

Embora haja uma tendência de associar o coração a relacionamentos românticos, o trabalho do chakra do coração vai muito além do romance. Se você deseja abrir o chakra do coração, amar os outros não é suficiente – você também precisa cultivar o amor próprio. Não estamos morrendo de desgosto porque não sabemos amar uns aos outros. Estamos morrendo de desgosto porque não nos amamos!

Muitos de nós estamos envoltos em armaduras demais para receber totalmente o amor dos outros. Até que o amor próprio seja gerado e sustentado, o amor incondicional não pode ser compartilhado ou recebido. Esse é o trabalho do chakra do coração.

Como desbloquear o chakra cardíaco?

Atente-se à sua postura! Tente andar sempre de modo ereto

A maioria de nós está andando como “corcunda”, inconscientemente fechando nossos corações. Comece a tomar consciência de sua postura enquanto está sentado, em pé e andando. Endireite a coluna, envolva o núcleo, abra a frente do peito e solte os ombros. Faça um check-in com frequência para garantir que você não o perca e observe se você se sente um pouco vulnerável em determinados cenários.

Pratique Yoga

Yoga é uma forma popular de exercício na sociedade atual. Ao contrário do levantamento de peso ou cardio, a ioga tende a ser bastante relaxante e apaziguadora. Isso o torna um ótimo método de aumentar seus níveis de energia.

Além de abrir o chakra do coração bloqueado, também pode reduzir os níveis de estresse e ansiedade. Como o yoga compreende várias poses de alongamento, ele tem sido associado à redução da dor lombar. A dor nas costas é bastante comum hoje em dia e por vários motivos. Pode resultar de condições como artrite, más posturas sentadas ou exercícios de forma errada.

Alimentos para desbloquear o chakra cardíaco

Equilibre o chakra do coração com alimentos verdes e crus. Verduras orgânicas podem ajudar muito com energia e estresse e fornecer ao nosso corpo nutrientes completos e equilibrados. Esses alimentos são essenciais para equilibrar o quarto chakra. Beba suco verde fresco, faça uma salada ou comece o dia com um suco verde. Vegetais folhosos e crucíferos são especialmente saudáveis, como sabemos. Cure e equilibre o chakra do coração com couve, brócolis, espinafre, acelga, folhas de dente de leão, salsa, aipo, pepino, abobrinha, matcha, chá verde, abacate, limão, hortelã, ervilha, kiwi, ervilha, espirulina, maçã verde, etc. 

Helena Marques é jornalista formada pela UFRJ e editora do site Dom de Fluir. Desde a infância estuda astrologia e a partir de 2015 ampliou os seus horizontes para o tarot e numerologia!

Helena Marques é jornalista formada pela UFRJ e mestranda em filosofia na mesma instituição.
Editora do site Dom de Fluir, desde a infância estuda astrologia e a partir de 2015 ampliou os seus horizontes para o tarot e numerologia!
Atualmente é colunista de esoterismo na Revista Ana Maria e Ibahia. Instagram: @domdefluir

Tags: ,

O que você achou do texto? Comente aqui!

%d blogueiros gostam disto: